terça-feira, 31 de julho de 2012

A MODA ITALIANA ESTA AMEAÇADA?

O poder de influência da Itália na moda ameaçado? É o que acredita Miuccia Prada. Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, a diretora criativa da Prada e da Miu Miu, expressou sua preocupação com a venda das marcas nacionais para grupos estrangeiros. Apesar de acreditar que a Itália continua sendo o melhor local do mundo em termos de produção, Miuccia advertiu sobre a dispersão de talentos e marcas para outros lugares. “Com a venda de nossas etiquetas de luxo para os estrangeiros, todo o nosso sistema corre o risco de cair para uma segunda liga”, disse, fazendo uma possível alusão a recente compra da Valentino para um grupo de investimentos controlado pela família real do Catar, e preocupada com a possibilidade de as empresas e seus trabalhadores acabarem se tornando meros fornecedores ou fabricantes. “Se as nossas marcas atravessarem as fronteiras, o crédito, o glamour, a fama e a tomada de decisões estão nas mãos dos outros, e ficamos abandonados, degradados”. A estilista, que tem sua formação em ciências políticas, acredita que os talentos criativos começaram a esnobar a Itália e optar por Paris. “Você não pode culpá-los”, defende, citando como exemplo Raf Simons, que apesar de ter sido valorizado quando trabalhou na Jil Sander – marca que pertence ao grupo Prada –, agora, à frente da Dior, “terá o seu valor ainda mais enfatizado”. O status Made in Italy , segundo ela, não é mais suficiente, já que a impressão que os outros têm sobre a Itália é de que o País agora tem “menos pesquisas, cultura, protagonistas, ideias, vitalidade e dinheiro”. Ela mesma admitiu que “buscando aquela atração especial chamada glamour”, decidiu apresentar o desfile da Miu Miu em Paris, ao invés de Milão. Miuccia é enfática quando perguntada sobre os culpados pela situação: a imprensa italiana e o governo, pois ambos não levam a moda a sério e ignoram seu potencial em termos de vendas e empregos, além da sua relevância cultural e artística.

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